Pedra do Telégrafo, famosa por ilusão de ótica, terá ação de ordenamento
O Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), terá na sexta-feira (8), a partir das 9h, uma ação de ordenamento de uso público na Pedra do Telégrafo, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. A região encheu de visitantes em 2015 após o sucesso em redes sociais de imagens que, devido a uma ilusão de ótica, simulam que os fotografados estejam sobre um grande abismo (veja a explicação do truque em reportagem do G1 e assista ao vídeo abaixo).
Segundo o Parque, o grande aumento no número de visitantes gerou problemas como o acesso indevido por motocicletas e até pichações em pedras.
No local também há outros pontos de visitação, como as praias selvagens e a Pedra da Lua, outro ponto procurado pelas fotos inusitadas (veja no vídeo abaixo).
Como a área também faz parte do Parque Natural Municipal de Grumari, será feita uma ação conjunta. Os agentes vão instalar placas, dormentes e cantoneiras para impedir o acesso de motocicletas à Pedra do Telégrafo, além de retirar pichações e fazer o manejo e manutenção da trilha. As placas terão orientações para os visitantes sobre a conduta adequada em áreas protegidas.
Com apoio da Unidade Policiamento Ambiental (Upam) do parque, também será feita uma operação na Praia do Perigoso, que é parte do Parque Natural Municipal de Grumari, para coibir campings irregulares.
De acordo com o chefe do parque, Andrei Veiga, a ação faz parte da Operação Verão do Parque Estadual da Pedra Branca e conta com apoio do Mosaico Carioca de Unidades de Conservação. A operação terá ações contínuas, todos os finais de semana, para o ordenamento da visitação na unidade. Andrei pede o apoio de moradores nas ações.
.