Com sapo de pelúcia como parceiro, jornalista registra aventuras na Europa
A viagem planejada há dois anos para a Europa deveria ter sido feita junto com amigos, mas eles acabaram não indo. Por isso, a jornalista Celis Fabrícia, de 36 anos, decidiu que seu companheiro de viagem seria um sapo de pelúcia. Juntos, eles percorreram, durante três semanas, cidades da França e Bélgica.
A aventura com o "saparceiro", nome que o bichinho recebeu, foi toda transmitida ao vivo pelas redes sociais e contou até com participações especiais, como a do piloto Bruno Senna, sobrinho do ídolo Ayrton Senna, além de dicas gastronômicas, visitas a museus entre outras aventuras.
"Nunca tinha viajado sozinha, não queria que fosse uma viagem solitária.
Pensei que não teria a mesma graça e alegria de ter os amigos. Não tinha dinheiro para pagar a passagem de outra pessoa e levar comigo, então, decidi levar o sapo e muitas pessoas se identificaram com ele", diz bem-humorada.
Roteiro
Celis gastou em torno de R$ 10 mil durante a viagem. Ao invés de procurar agências, foi em blogs e perfis em redes sociais que falavam sobre turismo na Europa que ela elaborou o roteiro. "Toda a viagem tem muito de internet. Sempre olhava referências e comentários de hotéis onde ia ficar, indicações de restaurantes em blogs que seguia e muita triagem na rede", explica.
Viagem compartilhada
Além do "saparceiro", Celis também decidiu dividir suas experiências e aventuras pela Europa com os amigos no Facebook. Ela fez transmissões ao vivo de pontos turísticos, mostrou detalhes de alguns monumentos e curiosidades sobre a culinária local, como a diferença entre o crepe brasileiro e o francês, além do famoso macaron, doce francês que tem feito sucesso no Brasil.
Segundo ela, as transmissões tinham uma média de 160 espectadores e duravam até 30 minutos. Alguns amigos curtiam a transmissão e interagiam ao vivo com a jornalista que respondia os comentários em tempo real.
de lembranças da viagem entre os amigos
(Foto: Celis Fabrícia/Arquivo pessoal)
"Assim como eu, muitas pessoas também sonham em conhecer esses lugares. Foi quando comecei a fazer as transmissões ao vivo. O sapo representava os meus amigos que não viajaram. Além disso, quando entrava ao vivo era como se tivesse com alguém na hora de conversar e mostrar onde eu estava. As pessoas se sentiam mais perto, como se viajassem comigo", lembra.
Durante as transmissões, ela mostrou um ensaio fotográfico de noivas nas ruas de Paris e até trechos das corridas da Fórmula E, onde o piloto Bruno Senna participou. Ela também acompanhou o Mundial de Endurance (WEC), na Bélgica, onde Senna também correu. "O Bruno sempre é muito atencioso nas competições. Comecei a seguí-lo nas redes sociais e hoje tenho amigos em várias partes do mundo que também admiram o trabalho dele", disse Celis.
Sorteios de lembranças para os amigos
De volta ao Acre, a jornalista resolveu fazer ainda uma supresa extra para os companheiros virtuais de sua viagem e sorteou alguns souvenires e lembranças. Segundo ela, um dos prêmios mais cobiçados foram os chocolates belgas.
"Foram todos meus 'saparceiros' e pensei que tinha de retribuir de alguma maneira. É costume a gente trazer lembranças de uma viagem e vi que algumas pessoas, durante as transmissões, comentaram que queriam algo ou queriam estar lá. Por isso, pensei nos sorteios para agradecer e os amigos adoraram", finaliza.